segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pedro Passos Ceaucescu

Vivemos uma época curiosa, costuma-se dizer que a História se repete e eu que não sou apologista desta filosofia particular, no que a esta vertente da História Social diz respeito assisto com uma certa curiosidade a esta possível “repetição”. Embora o título possa ser enganador não estou a afirmar que o nosso actual Primeiro – Ministro é igual ao ex – ditador Romeno ou algo que se pareça, mas apenas vou fazer um paralelismo entre a visão política existente na Europa de Leste do período Socialista e com a realidade actual nos Países resgatados pela Troika, com particular destaque em Portugal.
Com efeito quer na época do já pouco saudoso Muro de Berlim, quer actualmente reparamos numa política assente numa visão teórica nunca testada e cujos resultados resultam em incógnitas.
 Mas mais grave que isso, resultam de uma Fé da qual se esperam resultados como que por Milagre. Infelizmente, o Mundo não se rege por questões de Fé ou por Milagres mas antes por dados e ideias concretos que tenham provas dadas e a realidade é que em ambos os casos os resultados foram contrários à Fé.
O pior, a meu ver, nem é tanto o facto de as suas acções serem realizadas (isto num plano sobre a realidade actual) em função dessa mesma Fé mas sim, o facto de obstinadamente continuarem a serem as mesmas, esperando um resultado diferente (como se tal fosse possível como já conjecturava Einstein) conduzindo o País a um autêntico beco sem saída. Obviamente que prefiro pensar que Pedro Passos Coelho não virá a ter o destino do Romeno contudo, obviamente que já se percebeu que a Fé está errada e que algo terá que mudar mais cedo ou mais tarde para não corrermos o risco de acabarmos como a Roménia de Ceaucescu.

Sem comentários:

Enviar um comentário